Manutenção - Parte I

Oléo do motor

Para garantir que tudo continue funcionando corretamente no motor, o óleo lubrificante deve ser substituído a cada 10.000 km ou 6 meses, prevalecendo o que primeiro ocorrer. A ausência da troca pode ocasionar dificuldade de lubrificação do motor, aumento de temperatura e desgaste prematuro dos componentes internos.

  • Dificuldade de lubrificação;
  • Aumento da temperatura do motor;
  • Desgaste prematuro dos componentes.
Filtros

Os filtros de ar e combustível, se não forem trocados a cada 2 anos ou a cada 30.000 km, provocam o funcionamento irregular do motor e consumo excessivo de combustível. O filtro de óleo do motor deve ser trocado a cada 15.000 Km. O acúmulo de impurezas provoca desgaste excessivo do motor.
  • Dificuldade de lubrificação;
  • Aumento no consumo no combustível;
  • Falhas no motor.
Velas

Para o bom funcionamento do motor, as velas de ignição devem ser trocadas a cada 60.000 km. Seu desgaste pode resultar num aumento da emissão de poluentes, perda de potência do motor e aumento do consumo de combustível.
  • Perda de potência do motor;
  • Aumento no consumo no combustível;
  • Aumento da emissão de poluentes.
Líquido de arrefecimento

Deve ter a densidade examinada a cada 30.000 km para não ressecar as mangueiras e nem provocar ferrugem nas partes internas do motor, e evitar aumento da temperatura do motor.

Por: William Furlan


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