O Motor V-8 7.2L

Um Motor V-8 7.2L (Small Block)

Em 2007 um motor foi anunciado causando muito furor, trata-se do 440 Super Commando, um motor de 7,2 litros que gera 540 hp e 550 ft.-lbs. de torque.

Um verdadeiro canhão, uma estupidez de potência em um pacote pequeno: tal litragem foi atingida utilizando um small block LA com um enorme curso de 102mm. Os americanos chamam este tipo de motor de stroker, e nós de "cursado".

Pode ser instalado praticamente em qualquer Dodge antigo, mas nem tudo é perfeito. Todo stroker tende a ter o seu preço, que é uma relação entre comprimento de bielas e curso prejudicada.

O primeiro tende a ficar muito curto, e o segundo muito longo. O resultado disso é um excesso de forças laterais na parede do cilindro, causada pelo ângulo excessivo das bielas movidas por um virabrequim com rotação de grande amplitude. A conseqüência é um desgaste maior e alguma aspereza de funcionamento esperada.

É este por exemplo, o ponto fraco do motor 302 da Ford, que no frigir dos ovos não passa do resultado de um curso cada vez maior em relação ao pioneiro 221.

- V8 318 5.2L Dodge: r/l 0,269 (excelente)
- V8 302 5.0L Ford: r/l 0,295 (razoável)
- V8 440 SC Dodge: r/l 0,326 (ruim)

Relação r/l: radius (raio em inglês) / length (comprimento), ou seja, relação do comprimento das bielas ao curso dos pistões.

Ficha Técnica
Especificações

Bore: 4.180" Stroke: 4.000" (ou diâmetro 106,00mm e curso 102,0mm)
Compression Ratio: 10.2:1 (Est.)
Block: New 340 Siamese Block with 4-Bolt Mains
Cylinder Heads: Aluminum
Intake Manifold: Mopar M1 Single Plane
Camshaft: Hydraulic High-Performance – 251º/257º Duration @ .050", .603" Lift
Oil Pan: 8-Quart Center Sump Street/Strip Oil Pan
Crankshaft: Forged 4340
Pistons: Forged
Valves: 2.055"/1.600" Stainless
Connecting Rods: Forged 6.123" (156mm, mantida igual aos small block "normais")
Rocker Arm: Aluminum Roller w/ 1.6:1 Ratio

Fonte: www.mulsanne.com.br


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