Placa Preta

Emplacamento Especial

A placa preta certifica que o veículo antigo está em perfeitas condições de uso e principalmente, original.

Podem receber a placa preta, os veículos nacionais e importados com mais de 30 anos de fabricação no Brasil que estejam em excelente estado de conservação e que apresentam um grau de originalidade elevado.

Para que seu Dodge - ou outro veículo qualquer - possa ter direito a receber esta placa, é preciso cumprir alguns requesitos que serão avaliados por um clube credenciado à Federação de Veículos Antigos, e do qual você deverá fazer parte.

Durante a vistoria do veículo, o mesmo precisa obter uma pontuação igual ou maior a 80 pontos. Abaixo seguem alguns itens do Manual de Avaliador.

Itens Excludentes

  • Qualquer modificação ou alteração da carroceria.
  • Pinturas extravagantes ou fora dos padrões da época do veículo.
  • Motores de épocas diferentes ou de outras marcas.
  • Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços.
  • Rodas inadequadas (tolerar opcionais de fábrica).
  • Carros muito originais, porém malcuidados e mal-conservados, pois fogem ao nosso princípio básico de preservação e cuidado.
  • Carros ainda em recuperação.
  • Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar preservando o seu patrimônio e a integridade de terceiros, deve ser regra básica entre os colecionadores.

Mecânica (32 pontos)

Motor:

Bloco do motor/coletores (10 pontos): Atribuídos unicamente ao automóvel que estiver com motor original, em perfeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza, etc.

O motor não original pode gerar duas situações distintas:

  • Desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado, como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas, etc.
  • Permitir a avaliação, perdendo o total dos pontos correspondentes, recebendo 0 (zero).
Não há pontuação intermediária: ou 10 pontos ou 0 pontos.

Carburador/Filtro de Ar (3 pontos): Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e filtro de ar não, ou ao contrário, pontuar com 1,5 ponto.

Distribuidor/Cabos de Velas (3 pontos): Não serão aceitos cabos de velas coloridas, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.

Transmissão:

Caixa de Câmbio/Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros automáticos ou fluid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas over-drive suplementares quando não acessórios de época etc., perdem os 2 pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.

Suspensão:

Amortecedores/Elementos Essenciais (2 pontos): devem ser os corretos do carro.

Autos com amortecedores de “bracinho” substituídos por tipo “garrafa”; a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido quando não existiam etc, zeras pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.


» Placa Preta - Parte II

» Artigos