Dodge 1800 Polara Station Wagon

O Dodginho Perua

A versão "Station Wagon" do Dodginho, que não chegou a ser produzida em série

A Revista Quatro Rodas mostrou com exclusividade um protótipo da perua Dodge 1800, antes da mesma ser apresentada no Salão do Automóvel.

A perua Dodge 1800 foi fotografada quando ela foi levada ao Guarujá para a convenção de lançamento da linha Chrysler 75, dias 23 e 24 de setembro. Lá os revendedores viram o primeiro protótipo do modelo, ouro metálico, de quatro portas, e ficaram sabendo que a fábrica começará a vendê-la a partir de maio ou junho do ano que vem. Ela foi apresentada com os outros modelos da nova linha Dodge também em Blumenau, Santa Catarina, no dia 20 de setembro, e em Salvador, Bahia, dia 27 do mesmo mês. Para o público, a perua Dodge será mostrada só no próximo Salão do Automóvel, em novembro deste ano.

Nossa perua Dodge terá linhas muito parecidas com as do modelo que serviu de base, a Hillman Avenger Estate De Luxe, da Chrysler inglesa. Será um modelo de quatro portas com a frente igual à do carro (também baseado no Hillman Avenger). A grade, de frisos cromados dispostos horizontal e verticalmente formando pequenos retângulos, é limitada por um friso também cromado, que contorna toda a frente. Os faróis são redondos, dois de cada lado. Os pára-choques, com os extremos envolvendo ligeiramente os contornos dos pára-lamas, têm um entalhe no centro, onde se fixa a placa de identificação. Por baixo do pára-choque, na frente, estão as lanternas - dois retângulos cor de laranja, cada um deles na direção dos faróis duplos. A marca Dodge fica no extremo dianteiro do capô, junto ao friso que contorna a frente. Como no carro, o número 1800, indicador da cilindrada do motor, fica num pequeno emblema, no centro da grade.

O vidro da quinta porta ocupa metade da sua área. As lanternas traseiras, no vértice formado pela lateral e pela quinta porta, são conjuntos com quatro luzes, superpostas: a primeira de cima para baixo, branca, é a luz de ré.

Com as características técnicas do carro, a perua Dodge 1800 tem motor de quatro cilindros, com 1799 cc e potência máxima de 82 HP (SAE) a 4.600 rpm. O torque máximo será de 14,5 mkg (SAE) a 3.000 rpm. A transmissão terá caixa de câmbio com quatro marchas para a frente, todas sincronizadas, e uma à ré. A suspensão dianteira tem molas helicoidais e amortecedores do tipo McPherson. A traseira tem molas helicoidais e amortecedores telescópicos.


» Dodge Polara Wagon - Parte II

» Artigos